Santos e Rio de Janeiro terão partes cobertas pelo mar até 2100, segundo a ONU

A cidade de Santos, no litoral paulista, e o Rio de Janeiro poderão ter, respectivamente, 7,75% e 7,35% de seus territórios cobertos pelas águas do mar até 2100, se o planeta aumentar as emissões de gases de efeito estufa. 

A estimativa foi anunciada nesta terça-feira  (28), em um estudo desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com a agência Climate Impact Lab.

Segundo o documento, o avanço das águas e o quanto o resto do mundo será atingido com isso, é uma consequência do aquecimento global. 

Dentro desses três cenários, segundo os dados de projeção, o Brasil sofreria uma elevação média do nível do mar de 20,9 cm a 24,27 cm até meados do século (entre 2040-2059), e de 40,5 cm a 65,6 cm até o ano de 2100, a depender do nível de emissão e do aumento de temperatura da Terra.

Com base nesses dados, o PNUD e o Climate Impact Lab alertam que algumas cidades, altamente povoadas, poderão ter 5% ou mais de seus territórios abaixo do mar se a quantidade de emissões de poluentes crescer. Além de Santos e Rio de Janeiro, no Brasil, a lista inclui: Guayaquil (Equador), Barranquilla (Colômbia), Kingston (Jamaica), Cotonou (Benin), Calcutá (Índia), Perth (Austrália), Newcastle (Austrália) e em Sydney (Austrália).

Foto: Reprodução 

#riodejaneiro #santos #aquecimentoglobal #ONU 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.