Presidente do Peru na mira da procuradoria-geral por morte de manifestantes

Nesta segunda-feira (27), a Procuradora-Geral do Peru, Patricia Benavides, apresentou uma queixa constitucional contra a presidente do país, Dina Boluarte, devido às mortes de manifestantes durante os períodos agitados nas ruas no ano anterior. Esta é a primeira acusação formalizada no Congresso pela Procuradoria-Geral contra a presidente, após quase um ano de investigações.

Além disso, Benavides demitiu um membro de sua equipe anticorrupção, também nesta segunda-feira, que estava envolvido na investigação que a incluía. Durante um discurso televisionado, a Procuradora rejeitou as investigações contra ela, alegando que tais esforços visavam “desestabilizar a independência dos poderes”.

No início de janeiro, seu gabinete havia anunciado o início de uma investigação sobre Boluarte e membros de seu ministério por acusações de “genocídio, homicídio qualificado e graves lesões”. Isso ocorreu após pelo menos 40 mortes durante confrontos violentos no país, entre dezembro de 2022 e o início deste ano, o que resultou em centenas de feridos. Patricia classificou a denúncia apresentada por Benavides ao Congresso como uma “manobra política”. Caso o Congresso aceite a acusação, a ação da Procuradora-Geral pode levar ao impeachment da parlamentar.

Foto: Reprodução 

#peru #presidente #procuradoriageral

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.