Artefatos históricos são devolvidos à Ucrânia após longa disputa com a Rússia

Artefatos antigos de museus da Crimeia, região ocupada pela Rússia, foram devolvidos à Ucrânia após uma disputa legal sobre os direitos de propriedade, informou um museu ucraniano na segunda-feira (27). Durante o período de batalha judicial sobre a propriedade, os objetos passaram quase uma década na Holanda. 

Mais de mil artefatos, entre os quais um capacete e um ornamento dourado feito de ouro maciço, foram cedidos ao Museu Allard Pierson, em Amsterdã, durante a ocupação da península pelas tropas russas em 2014. Ao término da exposição, tanto a Ucrânia quanto os museus situados no território controlado por Moscou reivindicaram a posse dos itens.

Esses artefatos remontam à época do povo cita, que habitou a região entre os séculos 7 e 3 a.C. O museu esclareceu que já devolveu 565 peças, incluindo esculturas antigas, joias, citações, além de caixas de laca chinesa. Informou também que a coleção permanecerá armazenada no museu até que a Crimeia seja desocupada. O Museu Allard Pierson destacou que os artefatos haviam sido devolvidos a Kiev no domingo (26).

Foto: Reprodução 

#museu #artefatos #ucrania 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.