Milei promete ‘choque’ nas contas públicas e equilíbrio fiscal no fim de 2024

Javier Milei, presidente eleito da Argentina, comprometeu-se a realizar um “choque de ajuste” nas finanças públicas, visando alcançar um equilíbrio fiscal até o final de 2024. Durante entrevista ao jornalista Alejandro Fantino, da rádio Neura FM, o líder libertário reiterou seus planos de implementar cortes significativos nos gastos do governo. Milei ainda destacou sua intenção de aplicar um ajuste fiscal correspondente a 15% do Produto Interno Bruto (PIB). Contudo, o futuro presidente assegurou que as reformas não afetarão os mais desfavorecidos e que o impacto primordial recairá sobre a classe política.

“O ano de 2025 será brilhante, com a taxa de inflação diminuindo e os salários aumentando em termos de dólares”, acrescentou o argentino.

Economistas avaliam que se implementada na totalidade, a agenda econômica de Milei pode resultar em uma recessão na Argentina, mas é esperado que coloque o país em uma posição mais sustentável a longo prazo. A S&P Global Ratings aponta que a reestruturação do complexo cenário econômico argentino dependerá principalmente de uma estratégia política “inteligente”, aliada a uma eficaz comunicação com o eleitorado, abrangendo a classe média, sindicatos, empresas e movimentos sociais.

Foto: Reprodução 

#Milei #Argentina #economia 

 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.