Rio de Janeiro está na Lista A do Carbon Disclosure Project pelo quarto ano seguido

Pelo quarto ano consecutivo, o Rio de Janeiro recebeu nota A do Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização sem fins lucrativos que avalia a gestão ambiental global de cidades e empresas. A cidade destacou-se entre as 119 do mundo que alcançaram a classificação máxima em 2023. Projetos como o Refloresta Rio, que atua há 37 anos na recuperação de encostas, e o acordo de cooperação Rio-NASA contribuíram para manter o Rio na chamada Lista A.

O Instituto Pereira Passos (IPP), vinculado à Prefeitura, é responsável por compilar, gerenciar e reportar as informações ambientais da cidade ao CDP. O programa ‘Refloresta Rio’ já recuperou mais de três mil hectares e plantou mais de 10 milhões de mudas em áreas de encostas, restingas e mangues. Além disso, a parceria com a NASA possibilita monitorar eventos climáticos e implementar modelos de perigos ambientais na cidade.

Além de ações de mitigação, o Rio de Janeiro se destaca na América Latina ao conduzir inventários regulares de emissões de gases de efeito estufa desde 2012, seguindo o Protocolo Global para Inventários de Emissões de GEE de Escala Comunitária. Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo da cidade com a transparência e ação climática, destacando-se não apenas pela gestão ambiental eficaz, mas também pela aplicação de práticas metodológicas avançadas na monitorização e gestão das emissões municipais.

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
#CDP #IPP #Nasa #RiodeJaneiro #ReflorestaRio

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.