El Niño provoca inundações e mata mais de cem pessoas na África

Ao menos 111 pessoas morreram e cerca de 770 mil foram deslocadas devido às fortes chuvas causadas pelo fenômeno meteorológico El Niño nas últimas semanas no Chifre da África. Entre as vítimas fatais estão 16 crianças, segundo informações da ONG Save The Children. As chuvas e cheias dos rios destruíram pontes e inundaram zonas residenciais. 

“Cinquenta pessoas morreram na catástrofe e mais de 687.000 pessoas tiveram que abandonar suas casas”, declarou Mohamud Moalim Abdullahi, diretor da agência somali de gestão de desastres. “As chuvas previstas entre 21 e 24 de novembro podem provocar novas inundações, mais mortes e destruição”, acrescentou.

No total, 1,7 milhão de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pela tragédia, segundo a estimativa do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU. A região conhecida como Chifre da África, no nordeste do continente e que inclui Somália, Djibouti, Etiópia e Eritreia, perto da Península Arábica, é uma das mais vulneráveis à mudança climática

Foto: FEISAL OMAR/ REUTERS 

#Somália #chuvas #ElNino

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.