Porto de Itaguaí amplia exportação de minério de ferro no terceiro trimestre de 2023

O Porto de Itaguaí, sob administração da PortosRio, registrou um aumento de 13,1% nas exportações de minério de ferro durante o terceiro trimestre de 2023, de acordo com o Estatístico Aquaviário da Antaq. Movimentando 15,9 milhões de toneladas do minério neste período, representa 13,2% do total de cargas movimentadas pelos portos públicos no país, com um aumento de 8,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

A expansão do Porto de Itaguaí foi anunciada no ano passado, com previsão de conclusão até 2028, aumentando significativamente a capacidade de exportação do terminal. Contudo, especialistas alertam para possíveis conflitos entre os Ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, devido ao aumento da poluição decorrente da chegada de um novo terminal de minério, o quarto na Baía de Sepetiba.

Wagner Victer, ex-secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, criticou a possível expansão, classificando-a como uma notícia negativa para o estado e destacando as atividades como altamente poluentes. O debate sobre a expansão do Porto de Itaguaí pode envolver a presidência de Lula para mediar possíveis conflitos entre os ministérios envolvidos.

Foto: Reprodução

#Itaguai #Porto #PortosRio #RJ

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.