Semaglutida, composto do Ozempic, reduz risco de infarto, derrame e morte

Pela primeira vez, um medicamento antiobesidade demonstrou redução no risco de doença cardiovascular em pacientes em tratamento contra sobrepeso e obesidade. O fármaco em questão é semaglutida, um medicamento injetável que tem se destacado em estudos, apresentando previamente efeitos protetores para o coração. 

Recentemente, a substância vem sendo alvo de muitas controvérsias e debates. Inclusive entre os médicos, devido aos efeitos colaterais maléficos que aparentemente, a semaglutida trazia ao coração. Com a introdução do estudo SELECT, apresentado no Congresso da Associação Americana de Cardiologia, realizado na Filadélfia, o cenário parece ter mudado.  

O estudo é uma das maiores pesquisas realizadas com pessoas com obesidade e sobrepeso, englobando uma amostra de mais de 17 mil participantes que previamente haviam experienciado infarto, acidente vascular cerebral (AVC) ou obstrução das artérias das pernas. 

Em menos de três anos de acompanhamento, aqueles que adotaram a semaglutida tiveram uma diminuição de 20% no risco de enfrentar um novo infarto, derrame ou de falecer por causas cardíacas.  

Foto: Reprodução / institutoregenius 

#obesidade #semaglutida #problemascardiacos #estudo 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.