Rio registra crescimento na criação de organismos de políticas para mulheres
Um mapeamento feito pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SecMulherRJ) revelou que o estado teve um aumento de 52,17% nos últimos 10 anos na criação de organismos de políticas para mulheres (OPM). Atualmente, o estado conta com 38 desses organismos. Além disso, a pesquisa identificou 55 equipamentos especializados para atendimento às mulheres em municípios do Rio, incluindo centros de atendimento e casas abrigo. No entanto, a pesquisa também destaca a necessidade de ampliar a expansão das políticas para as mulheres e de combater problemas como desemprego, acesso à capacitação profissional e baixa escolaridade.
A pesquisa revela que a existência de organismos de políticas para mulheres nas estruturas governamentais municipais e estaduais está diretamente relacionada à capacidade de fortalecimento das políticas públicas para mulheres nos municípios, incluindo a criação e aprimoramento de programas e serviços especializados.
As questões mais relevantes identificadas pelos municípios incluem o desemprego, dificuldade no acesso à capacitação profissional e baixa escolaridade, destacando a necessidade de enfrentar esses desafios para melhorar a situação das mulheres no estado do Rio de Janeiro.
Foto: Prefeitura de Maricá
#PoliticadasMulheres #OPM #SecMulherRJ #RJ