Segundo o IBGE, RJ, RS e MG tem aumento da população idosa
Nesta sexta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa sobre faixa etária no país. De acordo com os dados obtidos, os estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm as maiores proporções de população idosa no Brasil. O envelhecimento é evidente com o aumento de 57,4% no número de idosos de 65 anos ou mais, passando de 14.1 milhões, em 2010, para 22.2 milhões, em 2022.
Os estados do Sudeste e Sul do Brasil apresentam as maiores proporções de idosos, com 12,2% e 12,1% respectivamente. Por outro lado, a população mais jovem é predominantemente encontrada no Norte e no Nordeste, com 25,2% de crianças com até 14 anos. No Rio Grande do Sul, 14,1% da população é idosa, e o estado registra o menor percentual de crianças. O índice de envelhecimento varia entre cidades de diferentes tamanhos, sendo mais acentuado em cidades pequenas e grandes.
Além disso, os estados da Região Norte, como Roraima, Amazonas e Amapá, possuem as maiores proporções de crianças em relação à população, enquanto os estados do Sul e Sudeste têm mais idosos. Essas mudanças demográficas estão relacionadas a fatores como migração e diferenças na taxa de fecundidade.
Foto: Reprodução/ Karine Xavier
#Idoso #Censo #População #Percentual