Plataforma ‘Open Chagas’ pretende reunir pesquisas sobre a Doença de Chagas

A ONG Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, em inglês) lançou uma plataforma que visa reunir o conhecimento produzido sobre a Doença de Chagas. O projeto é do consórcio Lead Optimization Latin American (Lola), formado por instituições como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP).  

A plataforma nomeada de Open Chagas vai proporcionar troca de informações entre variados grupos de pesquisa e entidades unidos para melhorar e expandir o tratamento da doença. O consórcio Lead foi criado há dez anos, com o propósito de ajudar no desenvolvimento de remédios e terapias para doenças que afetam grandes populações, mas que possuem pouca atenção da indústria comercial. 

A Doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi, protozoário transmitido pelo Barbeiro, um inseto parecido com um besouro. A infecção pode afetar vários órgãos e, de acordo com o Ministério da Saúde, a doença causa 4,5 mil mortes anuais.  

A ‘Open Chagas’ é financiada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Foto: Reprodução/ Médicos Sem Fronteiras 

#DoençadeChagas #plataforma #ciêncialivre #AmericaLatina 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.