Pesquisa brasileira indica cannabis eficiente para deter mosquito da dengue
Em Pernambuco, no nordeste do país, uma pesquisa feita com Cannabis sativa mostrou que o extrato da planta é eficiente quando o assunto é impedir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e mais arboviroses.
O artigo com as conclusões foi publicado pela Editora Atena e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia, do Centro de Biociências da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), em parceria com a Associação Aliança Medicinal, de Olinda (no grande Recife). O documento científico foi coordenado por Suelice Guedes, enfermeira e especialista em oncologia e hematologia, e a orientação ficou a cargo da professora Sônia Pereira Leite. Além das duas, mais pesquisadores participaram do estudo.
Durante a pesquisa, foi realizada uma análise fitoquímica da cannabis, ou seja, um exame dos compostos da planta e as larvas do mosquito que quando expostas ao extrato da planta sofrem uma interrupção no processo de desenvolvimento e não chegaram a fase final deste, ou seja, não viram mosquitos.
É importante ressaltar que a pesquisa se encontra em fases iniciais e que, se os resultados continuarem sendo positivos, a Cannabis sativa pode ser uma opção para o controle epidemiológico.
Foto: Reprodução UOL / Fernando Moraes
#Dengue #Cannabissativa #pesquisa #Pernambuco