83 anos do Rei do Futebol: 23 de outubro marca a data de nascimento de Pelé
Um dos maiores jogadores de futebol completaria, nesta segunda-feira (23), 83 anos caso ainda estivesse vivo. Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, devido a complicações de um câncer de cólon.
Para celebrar o aniversário de Pelé, separamos alguns feitos do jogador durante toda a sua carreira.
- Chegada ao Santos
Pelé chegou ao Santos com 15 anos e logo conseguiu uma chance de atuar no profissional. Em sua estreia, ele entrou no segundo tempo de um amistoso contra o Corinthinas de Santo André e marcou o sexto gol do clube na partida. O time que o consagrou postou nas redes sociais uma homenagem ao Rei:
23 de outubro. Dia do nosso Eterno Rei. 👑 pic.twitter.com/2Gk3YhH574
— Santos FC (@SantosFC) October 23, 2023
- Primeira Copa do Mundo
Em sua primeira Copa do Mundo, Pelé fez a diferença. Foi dos pés do menino de apenas 17 anos que saiu o gol que levou o Brasil para a semifinal, onde ele marcou três vezes em cima fa seleção francesa. Na final contra a Suécia, Pelé marcou dois gols, com a partida terminando em 5 a 2 para o Brasil, que conquistou o seu primeiro título mundial.
- O camisa 10
É impossível não ligar a camisa 10 ao Pelé. Em 1965, ao substituir Vasconcelos, o dono da camisa 10 do Santos, Pelé usava a camisa número 8.
Na Copa de 1958 ele voltou a usar a camisa 10. O próprio jogador deu duas versões distintas sobre o assunto. Na primeira vez, Pelé disse que usou o uniforme por ser o décimo inscrito na competição, depois foi por conta de um sorteio da Fifa. A partir disso, a camisa 10 virou um símbolo no futebol.
- O milésimo gol
Foi em 1969 que Pelé marcou o milésimo gol da sua carreira. Em uma partida do Santos contra o Vasco, por 2 a 1, no Maracanã, mais de 65 mil compareceram ao estádio para ver o feito. O estádio todo gritava seu nome enquanto ele dava uma volta olímpica.
O jogador recebeu diversas homenagens, como um diploma da FIFA assinado pelo presidente da época, sir Stanley Rous. Após o feito, o vestiário ocupado pelo Santos recebeu uma placa com o seu nome. Além disso, João Havelange lhe entregou uma medalha de ouro em nome da Confederação Brasileira de Desporto (CBD), atual CBF, entre outros.
Foto: Divulgação
#ReiPele #Pele #Santos #83anos #SeleçãoBrasileira