Em seu 75º aniversário, Museu de Arte Moderna do Rio ganha exposições especiais

Um dos mais antigos centros culturais da cidade, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio completou, em 2023, 75 anos de funcionamento. O local, que chegou a perder 90% de seu acervo em um incêndio (1978), celebra sua longevidade e importância com duas exposições: ‘MAM Rio: origem e construção’ e ‘Museu-escola-cidade: o MAM Rio em cinco perspectivas’. 

Na primeira é contada o processo de criação do museu desde a sua concepção até a inauguração. Nessa conta com 160 documentos, relatos das pessoas que contribuíram ou acompanharam sua criação, além do desenho e construção do icônico prédio da sede, idealizado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e executado pela engenheira e urbanista Carmen Portinho, entre 1954 e 1967.  

Já na segunda, há um recorte daquilo que já foi feito, do presente e do futuro do local. Com foco nas três primeiras décadas de funcionamento, são elencadas as cinco áreas que baseiam as ações do museu. A educação, design, cinema, o experimental e os movimentos de criação artística que atravessaram a existência do MAM, contando com a arte de Heitor dos Prazeres, Lygya Clark, Tunga e Zélia Salgado, dentre outros. 

O Museu de Arte Moderna do Rio está localizado na Avenida Infante Dom Henrique, nº 85, no Parque do Flamengo. O horário de funcionamento é de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h. Aos domingos, das 10h às 11h funciona exclusivamente para visitação de pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros. Das 11h às 18h, no mesmo dia, a visitação é aberta para todos os públicos. O acesso é gratuito e é possível reservar as entradas por meio da imagem abaixo: 

 

Foto: Halley Pacheco de Oliveira/Wikimedia Commons 

#entretenimento #MAM #RiodeJaneiro #exposicoes #MAM75anos 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.