Boca é porta de entrada para diversas doenças, inclusive as cardíacas

Um estudo realizado em 2019, pelo Instituto do Coração (InCor), diz que a ausência de tratamento dentário correto pode resultar em problemas sérios para a vida de uma pessoa. Cerca de 45% das doenças cardíacas começam na boca, cáries profundas, gengivas inflamadas,resto de dentes e abcessos colaboram para o aparecimento de males crônicos. 

A boca pode ainda ser porta de entrada para doenças como úlceras, dificuldades respiratórias, diabetes, dores de coluna e ouvido, além de diabetes e ansiedade. Uma pessoa estressada, por exemplo, tem alto risco de desenvolver bruxismo, ter mais sangramentos na gengiva e cáries.  

Para Newton Nogueira de Sá Junior, especialista no assunto, uma pequena lesão na boca traz risco para propagação de bactérias: 

“A função primordial da boca é a oxigenação, a nutrição celular, daí a importância do bom fechamento labial. A oxigenação ocorre quando o espaço funcional da boca é restabelecido. Quem tem o maxilar desencaixado, por exemplo, perde até 40% da capacidade de oxigenação, o que pode acarretar cansaço, indisposição e privação do sono., alerta. 

Cuidar dos dentes vai muito além da estética, por isso um sorriso bonito é também um sorriso saudável. 

Foto: Ensino e Pesquisa. Einstein  

#SaudeBucal #DoençasCronicas #Dentes #Dentista 

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.