55% dos problemas cardíacos estão ligados a fatores evitáveis, como tabagismo
De acordo com um estudo recém-divulgado pelo Consórcio Global de Risco Cardiovascular, publicado na revista The New England Journal of Medicine, existe a possibilidade de prevenir 55% de todos os ataques cardíacos e episódios de AVC em nível global.
Para chegar a essa conclusão, foram analisados registros de saúde que abrangeram mais de 1,5 milhão de indivíduos de 34 países, incluindo o Brasil. Os pesquisadores identificaram que mais de metade das ocorrências de doenças cardiovasculares estão relacionadas a cinco fatores, que podem ser modificados por meio de mudanças no estilo de vida e tratamento médico: excesso de peso, hipertensão, colesterol elevado, tabagismo e diabetes tipo 2.
O estudo afirma que, entre esses fatores, a hipertensão é a principal contribuinte para infartos e derrames. De maneira geral, quando juntos, esses cinco fatores correspondem a 57% do risco cardiovascular em mulheres e 52% em homens.
Na América Latina, chamaram mais atenção as mais elevadas taxas de excesso de peso, enquanto na Europa foram registrados índices mais altos de pressão arterial e colesterol alto. Por outro lado, as estatísticas mais preocupantes relacionadas ao diabetes surgiram no norte da África e no Oriente Médio.
Foto: CCR.MED
#AVC #Hipertensão #Mortes #Saúde #ÁmericaLatina