Eventos organizados pelo jornal Estadão debatem desafios da mobilidade urbana
Por Igor Serrano
Desde que o mundo é mundo, a humanidade se move e se locomove a pé, com camelos, cavalos, trens, carros, motos, navios ou aeronaves, por exemplo. O crescimento dos grandes centros urbanos e o aprimoramento dos meios de transporte trouxeram também a preocupação constante com a busca por melhorias na mobilidade em qualquer lugar do mundo.
O Relatório Mundial das Cidades 2022, publicado pelo ONU-Habitat, demonstrou que 70% da população global viverá em cidades até 2050, quando existirão 10 bilhões de seres humanos no planeta. Assim, os impactos dos combustíveis sobre o meio ambiente, a importância de se garantir transporte público seguro e de qualidade a todos, são algumas das pautas debatidas em dois importantes eventos organizados pelo jornal Estadão: o Summit Mobilidade Urbana (com a empresa de aplicativos 99) e o Parque da Mobilidade Urbana (com a plataforma Connected Smart Cities).
O SMU 2023 aconteceu em 31 de maio e contou com transmissão online pelo YouTube de toda sua programação, incluindo a palestra de Jô Pereira (Diretora da Ciclocidade e fundadora do Pedal na Quebrada) e a entrega do Prêmio Vozes da Mobilidade. O PMU 2023 foi realizado entre os dias 22 e 24 de junho, tendo mais de 3 mil visitantes e programação composta por 24 painéis de discussão, 100 palestrantes e mais de 70 expositores, apoiadores e patrocinadores reunidos para pensar uma mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e disruptiva.
Foto: Reprodução
#transporte #mobilidade #desafios #estadao