Brasil condena ataques a civis e defende criação de dois estados na ONU
O Brasil condenou ataques contra civis na escalada do conflito entre israelenses e palestinos, além de pedir máxima contenção dos países em reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas, neste domingo (08), segundo nota do Ministério das Relações Exteriores.
A reunião emergencial do conselho foi feita a portas fechadas e sem entrevistas após. O encontro em Nova York foi convocado na véspera pelo Brasil, que é membro rotativo do Conselho de Segurança e presidente do colegiado durante o mês de outubro.
“Ao lamentar profundamente a perda de vidas, o Brasil condenou os ataques contra civis. Sublinhou que as partes devem se abster da violência contra civis e cumprir suas obrigações perante o direito internacional humanitário”, diz a nota divulgada pelo Itamaraty
A nota ainda reitera o compromisso do governo brasileiro com a solução de dois Estados, com um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz e segurança com Israel, dentro das fronteiras mutuamente acordadas e internacionalemnete reconhecidas.
Em ação contra o conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, um primeiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado para o resgate dos brasileiros presos na zona de perigo. O avião pousou na Itália e deve prosseguir com o resgate nas próximas horas.
Foto: Reuters/ Mohammed Salem
#ONU #Israel #Brasil #FAB #Palestina