Venda de teste que detecta 47 genes ligado a câncer é liberada nos EUA
A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou a venda, no último mês, de um teste capaz de identificar 47 genes associados à predisposição de desenvolver câncer. O exame foi batizado de Painel de Cânceres Hereditários Comuns da Invitae. A nova forma de análise consiste em indicar o risco/predisposição para a doença a partir da análise do DNA em uma amostra de sangue e é o primeiro desse tipo a ser liberado pela agência.
Ainda de acordo com a FDA, o teste também é capaz de detectar variantes hereditárias ligadas a tumores em pacientes já diagnosticados com câncer, como uma espécie de rastreio. Dentre os genes identificados pela nova tecnologia estão: BRCA1 e BRAC2, que são mutações hereditárias relacionadas ao câncer de mama e ovário. A síndrome de Lynch (MLH1, MSH2, MSH6, PMS2 e EPCAM) e o gene CDH1, presente em casos de câncer gástrico difuso hereditário também está nos identificados pelo estudo.
O exame deve ser feito após a consulta com um profissional de saúde, onde o histórico do paciente será levado em consideração.
Foto: Shutterstock
#Câncer #NovoExame #EUA #Tecnologia #Saúde