Nobel de Medicina: dupla de médicos ganha o prêmio por vacina contra Covid-19
Na última segunda-feira (02), o Nobel de Medicina deste ano foi para Katalin Karikó, bioquímica húngara, e o médico norte americano Drew Weissman. O prêmio foi dado por descobertas que proporcionaram o desenvolvimento de imunizantes contra a Covid-19.
Ele foi entregue pela Assembleia Nobel da Universidade Médica do Instituto Karolinska, na Suécia. Juntamente com isso, os vencedores foram contemplados com 11 milhões de coroas suecas (R$ 5 milhões).
“Através das suas descobertas inovadoras, que mudaram fundamentalmente a nossa compreensão de como o mRNA interage com o nosso sistema imunitário, os laureados contribuíram para a taxa sem precedentes de desenvolvimento de vacinas durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos”, disse o representante da Fundação Nobel no momento do anúncio.
Katalin foi responsável por descobrir uma forma de evitar que o sistema imunológico faça uma reação inflamatória contra o mRNA, produzido em laboratório.
Juntamente com Drew, que é professor de pesquisa da escola de vacinas na Escola Perelman, a bioquímica mostrou, em 2005, ajustes nos nuclesídeos, que são as letras moleculares que escrevem o código genético do mRNA, mantendo este sob o “radar” do sistema imunológico.
A entrega desse dá início a premiação desse ano. Os outros cinco restantes serão divulgados nos próximos dias.
Foto: inmagazine
#NobeldeMedicina #Saúde #Covid19 #Vacinas #Prêmio