Vacinas também ajudam a conter o surgimento de bactérias resistentes
Para as autoridades de saúde, a automedicação e a prescrição incorreta de antibióticos são problemas graves de saúde pública. Pois esse cenário pode criar uma seleção natural de bactérias cada vez mais resistentes aos remédios.
Em uma entrevista para a Agência Brasil para Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações as vacinas também ajudam a conter o surgimento de bactérias resistentes, como no caso da pneumocócica que previne contra bactéria Streptococcus pneumoniae.
“A bactéria até consegue invadir, mas o corpo passa a ter o arsenal para atacar antes que ela cause qualquer estrago. Se você não for vacinado, ela vai fazer um estrago, pequeno, médio ou grande. E como você trata? Com antibiótico. Se você começa a tratar inadequadamente, com doses menores ou toma certo e uma bactéria consegue escapar desse antibiótico, estou criando bactérias resistentes. O uso de antibióticos vai treinando e selecionando as bactérias.”
Essa preocupação se iniciou durante a pandemia, onde alguns médicos usaram antibióticos de forma indevida para tratar a covid-19. Em 2021 a Anvisa chegou a emitir uma nota para dizer que os antibióticos não deveriam ser usados para tratar a doença.
Foto: Reprodução/ lawrenceupdate
#Vacinas #Bactérias #Prevenção #Saúde #Antibióticos