Terremotos podem causar problemas de saúde em longo prazo para sobreviventes
Durante a edição da Conferência Africana sobre Redução de Riscos para Saúde, que ocorreu ontem na cidade de Marrakech localizada no Marrocos, o médico Delon Human chamou atenção para os problemas de saúde a longo prazo que sobreviventes de terremotos podem ter.
De acordo com ele, há dois tipos de doenças que podem acontecer nesses casos: o primeiro é denominado de doenças comunicáveis, causadas por vírus, bactérias e outro patógenos que podem ser transmitidos de forma indireta ou direta para as pessoas por causa de aglomerações, e falta de recursos. O segundo diz respeito a doenças não comunicáveis como hipertensão, diabetes, doenças do coração e asma.
Pode parecer estranho associar condições crônicas com desastres naturais, mas a explicação é que quando estes acontecem, a saúde pública do local atingido fica negligenciada, a estrutura de assistência médica é abalada, faltando medicamentos.
A saúde mental do indivíduo também é muito afetada, após esses acontecimentos é comum que os sobreviventes desenvolvam condições como ansiedade generalizada, estresse pós-traumático e síndrome do pânico.
Foto: Reprodução/Estadão
#DesastresNaturais #Saúde #Sobreviventes #BemEstar #Terremotos