Prefeitura do Rio e Projeto Negro Muro inauguram Circuito da Igualdade Racial
No próximo sábado (30) às 11h, Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e o Projeto Negro Muro inauguram o Circuito da Igualdade Racial, na Ladeira de Santa Teresa. A iniciativa visa a identificação de imóveis de relevância histórica para a memória e cultura negra. O evento é gratuito.
A primeira celebração será à uma das maiores vozes do feminismo negro no Brasil, a autora, filósofa e antropóloga Lélia González (falecida em 1994). No imóvel onde morou, em Santa Teresa, será instalada uma placa identificando-o como Patrimônio Cultural.
O Projeto Negro Muro foi criado em 2018, no Rio, por iniciativa do produtor cultural Pedro Rajão e do artista Fernando Sawaya (CazéArte) buscando resgatar a memória de grandes personalidades negras, as eternizando em grandes murais pela cidade. Paulinho da Viola, Abdias do Nascimento, Lima Barreto, Marielle Franco, Clementina de Jesus, João Cândido, Cartola e Pixinguinha foram alguns dos homenageados até agora.
Foto: Reprodução
#negromuro #igualdaderacial #leliagonzalez #santateresa