Edilene Lôbo, primeira ministra negra, fez história em sua primeira sessão na Corte
Nesta quinta-feira (28), a primeira ministra negra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, que entra para substituir o ministro titular André Ramos Tavares, fez história ao participar de sua primeira sessão planária da Corte. Em seu discurso, a ministra ressaltou a necessidade de vencer desigualdades de gênero e raça e afirmou:
Esse lugar não é só meu, não é só de uma pessoa. Este lugar e esta missão são a um só tempo resultado e ponto de partida de lutas históricas de grupos minorizados para vencer a herança estrutural de desigualdade de oportunidades que precisa ser superada em nossa nação.
Edilene ainda continuou dizendo sobre a desigualdade estrutural de oportunidades para mulheres negras, que são apenas 5% de mulheres negras na magistratura nacional e apenas uma se autodeclara negra, sendo assim, tem menos de 1% do Senado. E termina agradecendo as pessoas que colaboraram com ela e dizendo que o povo pobre que resiste há séculos e luta pelo resgate de sua história, senta-se com ela na cadeira do TSE.
Foto: Divulgação/TSE
#Ministra #TSE #Representação #Desilgualdade