Rins e coração são os órgãos mais afetados pelo calor, segundo cardiologista
Recentemente, vários estados do Brasil estão sendo afetados por uma forte onda de calor, conforme dito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A combinação de altas temperaturas e baixos índices de umidade relativa do ar trazem malefícios para organismo.
Stéphanie Rizk, médica cardiologista da Rede D’Or e do Sírio Libanês, revelou em uma entrevista para a emissora CNN que os órgãos mais afetados pelo calor são os rins e o coração:
“[O mais prejudicado é] o rim, em primeiro lugar. A princípio ele, diminui a filtração, concentra a urina, e pode aumentar a formação de pedras no rim”
O coração também sofre, pois durante o processo de regulação da temperatura corporal, acontece o aumento do fluxo sanguíneo. Causando vasodilatação, aumentando o ritmo cardíaco o que é perigoso.
“O coração [é afetado], principalmente se alguém tem alguma insuficiência cardíaca. Com a vasodilatação, que ocorre para a gente dissipar esse calor), o coração acelera e isso pode culminar com alguma descompensação de alguma doença”, afirmou.
Foto: Reprodução
#Coração #Rins #TempoSeco #Saúde #Hidratação