Novas baterias elétricas para veículos demandam revolução na reciclagem
Do Leste Asiático à Europa e à América do Norte, empresas de fornecimento de baterias para carros, à medida que enfrentam a escassez de matérias-primas para alimentar a próxima geração de veículos elétricos, estão investindo bilhões de dólares em capacidade de reciclagem.
Porém, enquanto fabricantes de automóveis, produtores de baterias e mineradoras desenvolvem sua própria capacidade de reciclagem mais ecológica, e até mais lucrativa, ainda é preciso estudar aspectos fundamentais da indústria nascente.
Visto que não está claro qual é a química exata das baterias que prevalecerá entre os produtores chineses e seus rivais coreanos e japoneses. Essa situação acaba dificultando saber quais processos de reciclagem serão necessários. Também não está óbvio como será a regulamentação futura, os valores acerca dos materiais e as tecnologias de reciclagem.
A reciclagem de baterias, que normalmente envolve fundição, tratamento químico ou até ambos, também tem seu próprio impacto ambiental. Os recicladores enfrentam o desafio de demonstrar que sua produção permanecerá mais verde e economicamente mais interessantes do que a mineração dos materiais, dados os avanços nas técnicas de extração mais limpas.
Foto:Reprodução
#carroselétricos #bateriasrecicláveis #veículos