Ciclovia Tim Maia entra em fase final de recuperação
Por Carlos Gabriel Tolêdo
No último domingo, os operários da GEO-Rio, contratados para a recuperação da Ciclovia Tim Maia, finalizaram o assentamento dos pisos restantes que conectam os dois lados da pista. A ciclovia está fechada desde 2019, após um deslizamento que derrubou parte da estrutura. Por depender da Justiça, a reabertura ainda não tem data definida.
“Os serviços acabam até o fim do ano. A Justiça pediu que demonstrássemos que a ciclovia é segura. Vamos mostrar que as intervenções não se concentraram apenas na ciclovia. Realizamos R$ 18 milhões em obras de contenção na encosta da Niemeyer”, comentou a secretária municipal de Infraestrutura, Jessick Trairi.
As obras agora se concentram na pintura da pista e na recomposição dos guarda-corpos. Um novo protocolo de interdição em caso de chuvas fortes está sendo elaborado pela GEO-Rio e pelo Centro de Operações Rio. O custo total da recuperação é de R$ 5,9 milhões, com base em um projeto definido por técnicos municipais e do INPH. O INPH realizou testes simulando ondas fortes para garantir a segurança da ciclovia após o acidente de 2016, que resultou em duas mortes. Quinze pessoas envolvidas na obra foram condenadas por homicídio culposo, mas posteriormente absolvidas. A ciclovia sofreu outros incidentes, levando à sua interdição e discussões sobre sua reconstrução ou demolição.
Foto: Marcia Foletto/ Agência O Globo
#CicloviaTimMaia #GEO-Rio #INPH #CentrodeOperaçõesRio #RiodeJaneiro