Espuma é encontrada no Guandu e 13 milhões de pessoas podem ficar sem água
Na manhã desta segunda-feira (28), a Cedae interrompeu o abastecimento de água após encontrar uma espuma branca na fonte da Estação de Tratamento (ETA) Guandu.
Por meio do site oficial, a Cedae explicou que a estação, que atende 13 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, permanecerá fechada, pelo menos, até às 11h30 (de Brasília) ou até saírem as primeiras análises relacionadas à espuma. A companhia não garante o retorno das atividades no horário estimado.
“O protocolo de contingência foi acionado em razão das alterações da qualidade da água bruta (não tratada). Técnicos monitoram continuamente as condições do manancial até que a concentração deste material não represente risco e, assim que a situação for controlada, a operação da ETA será retomada”, informou a Cedae.
Ainda pela nota oficial, a companhia afirmou já ter notificado o Instituo Estadual do Ambiente (Inea). Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, responsáveis pela distribuição de água nas regiões atendidas pelo Sistema Guandu, também foram comunicadas.
Foto: Reprodução/ TV Globo
#Cedae #Guandu #EstaçãodeTratamento #ÁguasdoRio #Inea