‘Marte Um’ leva 7 e tem 100% de aproveitamento no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Na noite da última quarta-feira (23), a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, foi palco do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O evento, realizado pela Academia Brasileira de Cinema, tem como finalidade premiar os melhores filmes e condecorar o trabalho dos melhores profissionais em cada uma das especialidades da cinematografia.
A estrela da noite foi o longa ‘Marte Um’ com 100% de aproveitamento. O longa, escrito e dirigido por Gabriel Martins (No Coração do Mundo), concorreu em sete categorias e venceu todas as sete, incluindo de longa-metragem de ficção, de ator para Carlos Francisco, fotografia para Leonardo Feliciano, melhor som, de direção e roteiro original para Gabriel Martins, além de montagem para Thiago Ricarte e Gabriel Martins.
A premiação também reconheceu os destaques em outras categorias. “Kobra Auto-Retrato” conquistou o melhor documentário em longa-metragem, enquanto “Pluft, o Fantasminha” encantou como o melhor longa-metragem infantil. “Tarsilinha” ganhou o coração como longa-metragem de animação.
Nas atuações, Dira Paes brilhou como atriz em “Pureza”, e Adriana Esteves se destacou como atriz coadjuvante em “Medida Provisória”. Angelo Defanti foi premiado por melhor roteiro adaptado por “O Clube dos Anjos”.
O design também teve seus destaques: Adrian Cooper recebeu o prêmio de melhor direção de arte e Marjorie Gueller, Joana Porto e Patrícia Dória receberam o prêmio de melhor figurino, ambos por ‘A Viagem de Pedro’. Os efeitos visuais de “Pluft, o Fantasminha” foram premiados, assim como a maquiagem de Tayce Vale e Blue, em “A Viagem de Pedro”.
A trilha sonora de Pedro Guedes, Fabiano Krieger e Lucas Marcier em “Eduardo e Mônica” foi reconhecida, enquanto nas séries, “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” (1ª temporada) e “Manhãs de Setembro” (2ª temporada) destacaram-se como a melhor série brasileira de animação e de ficção, respectivamente.
Foto: Divulgação
#MarteUm #Cinema #GPCB #AcademiaBrasileiradeCinema