Alemanha prende militar suspeito de espionar para a Rússia
Nesta semana, um alemão, que trabalhava para as forças armadas, foi preso por suspeita de espionagem. Ele foi detido na cidade de Coblença, no estado de Renânia-Palatinado, no oeste alemão.
O homem visitou a embaixada russa por vontade própria e ofereceu seus serviços. Ele é suspeito de passar informações sobre seu trabalho em uma divisão da Bundeswehr.
“Há fortes suspeitas de que o acusado trabalhava para um serviço de inteligência estrangeiro”, disse a Promotoria.
O apartamento e o local de trabalho do homem foram revistados pelos investigadores. Com isso, Berlim determinou o fechamento de quatro consulados russos nas Alemanha.
“Para garantir o equilíbrio das presenças mútuas, tanto em termos de pessoal quanto de estruturas, decidimos retirar a autorização de funcionamento de quatro dos cinco consulados-gerais russos que operam na Alemanha, o que foi comunicado hoje ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.
Moscou reagiu ao fechamento de seus consulados na Alemanha, afirmando que a decisão foi uma “provocação impensada” e prometeu dar uma “resposta justa”.
Foto: Reprodução