Luca Kumahara, atleta trans, poderá jogar torneios masculinos de Tênis de Mesa

O atleta Luca Kumahara conseguiu permissão da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para disputar os torneios masculinos. O mesatenista disputava a categoria feminina desde 2011 e conquistou medalha de prata e bronze nos jogos Pan-Americano de 2015. 

Em 2022, ele revelou se identificar como homem trans e fez sua última participação junto das mulheres no Campeonato Mundial de Durban, na África do Sul, em maio deste ano. Luca Kumahara iniciou o tratamento hormonal em maio deste ano, o que fez a ITTF criar um grupo de estudos para analisar o caso dele. O atleta é o primeiro mesatenista transgênero.

O secretário-geral da Federação, Raul Callin, enviou uma mensagem para Kumahara antes de dar a permissão da troca de modalidade. “Entendemos que esta transição é um passo significativo em sua jornada e queremos garantir a você que a Federação apoia suas escolhas e decisões. Estamos empenhados em criar um ambiente que promova a inclusão e respeite as identidades individuais”, escreveu o representante da entidade mundial de tênis de mesa.

 

Foto: Agência Brasil

Tagged: , , ,