Profissionais de saúde que cutucam o nariz tem maior chance de pegar Covid-19
Um estudo publicado na revista de pesquisa científica PLOS One, aponta que profissionais de saúde que possuem o hábito de ‘cutucar’ o nariz possuem maior probabilidade de se contaminar com o vírus da Covid-19.
O nariz é uma das principais portas de entrada para o vírus no organismo, cutucar essa parte do corpo introduz as partículas do agente patogênico nas vias respiratórias. A pesquisa foi realizada com 219 profissionais da área em dois centros médicos universitários.
A maioria dos participantes da pesquisa admitiu cutucar o nariz de forma involuntária, e dentro desse grupo, 17% foram diagnosticados com o vírus, enquanto o grupo que não possui o hábito em questão apenas 6% detectou o patógeno.
De acordo ainda com o estudo, ter barba ou usar óculos não aumenta o risco de contaminação, embora possa atrapalhar o uso correto das máscaras. Roer as unhas também não seria uma preocupação, já que a saliva, segundo os pesquisadores, possui um efeito protetor e a boca não seria uma forma de entrada para a Covid-19.
Foto: Brittany Colett/Unsplash