Vida nômade em motorhomes no Brasil e no mundo cresce como tendência
A procura de pessoas por motorhomes subiu no Brasil e no mundo. O estilo de vida tem virado tendência e a faixa etária dos novos nômades mudou. Anteriormente, se observava que a maior parte das pessoas que optavam por viver desta forma eram aposentados. Atualmente, o perfil passou a ser, em sua maioria, casais entre 30 e 50 anos.
A possibilidade de trabalhar em home office, e se tornar um nômade digital, ajudou na mudança de perfil, pois mesmo em idade ativa no mercado de trabalho, esta forma de produzir permite o deslocamento para lugares do Brasil e do mundo, já que não exige um escritório fixo.
Os motorhomes variam desde adaptações de carros, Kombis e Vans, até Ônibus planejados para este fim. Os custos podem chegar até R$700.000,00.
O filme ‘Nomadeland’ retrata um pouco desta experiência, que é vivida por uma personagem sexagenária, que perdeu tudo após a recessão e decidiu morar na estrada, em um trailer. A produção é uma junção de fatos reais com ficção e conta apenas com dois atores profissionais, sendo o restante do elenco composto por nômades reais.
O filme está disponível na plataforma de streaming Star+.
Crédito: Fernando Pires/Quatro Rodas