Publicidade do DF associa cabelo ‘black power’ a queimadas

O deputado Max Maciel (PSOL), integrante da Comissão de Direitos Humanos do Legislativo, denunciou, junto ao Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), um anúncio do Governo do Distrito Federal que associa o cabelo ‘black power’ a queimadas. O Conar, que também foi acionado para verificar o caso, apura o ocorrido junto ao Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).
“O cabelo ‘black power’ não é apenas um penteado, mas uma marca de valorização identitária e de resistência ao racismo, que ainda não é aceito em vários espaços e alvo de discriminação”, escreveu o parlamentar nos documentos.
O anúncio, idealizado pela Babel Publicidade, começou a ser divulgado no dia 12 de julho. No entanto, diante das denúncias, foi retirado do ar.
Na propaganda em questão, é vizualizado, na parte superior, uma árvore com galhos queimados incinerados por queimadads, e, na parte inferior, o rosto de um homem negro com cabelo blackpower, de forma que as imagens se unem, sugerindo, segundo Maciel, “que árvores em chamas compõe a identidade étnica do modelo, mostrando o cabelo crespo como um cabelo queimado”.
De acordo com o governo do DF, “o conceito visual mostra a imagem de uma árvore em chamas que dá continuidade aos rostos de pessoas. Isso porque as pessoas podem eventualmente ser afetadas pelo dano ao meio ambiente”.
Foto: Reprodução
veja mais sobre
- Duque de Caxias recebe 25ª edição da Feira Nacional do Podrão no fim de semana 8 de abril de 2025
- Piloto de F1 Franco Colapinto causa polêmica após chamar Uruguai de ‘província Argentina’ 8 de abril de 2025
- Câmara do Rio vota criação de feriado em 7 de julho durante Cúpula dos Brics na cidade 8 de abril de 2025
Pesquise
EDITORIAS
- Brasil (3.737)
- Entretenimento (3.479)
- Esportes (2.713)
- Mundo (2.302)
- Principal (10.817)
- Rio de Janeiro (3.727)
- Saúde e Bem-estar (1.321)
- Tecnologia (48)
- Transporte e mobilidade (1.370)