Explosão em silo de cooperativa deixa 8 mortos e 12 feridos no PR
Uma explosão na cooperativa C.Vale, no município de Palotina, no oeste do Paraná, deixou, até agora, 8 mortos na tarde desta quarta-feira (26). Segundo a Defesa Civil, outras 12 vítimas foram resgatadas com ferimentos e encaminhadas para hospitais da cidade e região. Uma pessoa está desaparecida. A explosão ocorreu em um silo, equipamento cilíndrico de armazenamento e secagem de grãos.
Todos os feridos foram encaminhados para hospitais da região. Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que 9 pessoas estavam em estado grave. Em nota, a C. Vale afirmou que as causas da explosão ainda não foram identificadas.
“No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas”, declarou a direção da cooperativa.
Segundo o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, comandante do 2º Grupamento dos Bombeiros, o motivo da explosão deve ter sido pelo pó dos grãos acumulados nos galpões.
“Esse é um ambiente confinado, extremamente perigoso. Existem partículas de pó em suspensão no ar e essas partículas são combustíveis. E qualquer fagulha pode gerar uma explosão. Então, essa explosão no armazém número 3 gerou explosão nos outros três próximos. Por isso, temos quatro armazéns com as estruturas colapsadas”, explicou Lima.
Foto: Reprodução/RPC