Mostra na Biblioteca Nacional conta história dos periódicos do Brasil

A Fundação Biblioteca Nacional abriu nesta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, a exposição ‘Uma janela para o armazém de periódicos’. Cerca de 80 itens do acervo foram selecionados para contar a história da Coordenação de Publicações Seriados, setor da biblioteca que completou 100 anos em 2022 e que abriga a maior e mais antiga coleção de periódicos do país (no total, são mais de 81 mil títulos e 372 mil volumes). 

As curadoras Stéfani da Silva Salgado, Raquel Ferreira e Maria Angélica dividiram as obras em cinco módulos.  Abordando temas de diversidade, história, imprensa negra e até o suicídio de Getúlio Vargas. 

“A gente sente falta daquele contato entre os usuários e os pesquisadores aqui na biblioteca. Temos novas gerações que nunca tiveram contato com o acervo material, só o digital. E é uma das nossas preocupações pensar em como recuperar esse espaço de consulta presencial e possibilitar que os pesquisadores possam trocar ideias entre si”, diz Alex, coordenador de Publicações Seriadas.  

A exposição estará disponível até 13 de setembro de 2021, de 2ª a 6ª, de 10h às 17h. As obras estão na própria Biblioteca Nacional e a entrada é franca. O endereço é Av. Rio Branco 219- Centro- Rio de Janeiro.

 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Tagged: , ,