20 de julho: aniversário de 150 anos do ‘pai da aviação’, Santos Dumont
O dia 20 de julho seria comemorado os 150 anos do “pai da aviação” Santos Dumont. O inventor e aeronauta brasileiro foi o primeiro a construir um balão dirigível que decolou, contornou a Torre Eiffel e aterrissou, movendo-se somente da força de um motor a gasolina.
Alberto Santos Dumont nasceu na Fazenda Cabangu, em João Gomes, Minas Gerais. Hoje a cidade leva o nome aviador, que nasceu no dia 20 de julho de 1873.
Desde criança seu sonho era criar um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Na adolescência, ele leu livros de engenharia, além de projetar e construir máquinas e pequenos balões de ar.
Em 1892, Dumont se mudou para Paris, onde ficou fascinado e começou a construir suas próprias aeronaves. Na cidade francesa, pode se aprofundar nos estudos, principalmente em mecânica e no motor de combustão, pelo qual se apaixonou à primeira vista.
A partir de 1898, Dumont iniciou a construção de uma série de balões cilíndricos motorizados, chamados de “Charutos voadores”. Em 1906, Dumont decolou o primeiro avião da história. O 14 Bis tinha um motor de 50 cavalos e sobrevoou 220 metros a uma altura de 6 metros.
Em 1907, construiu o “Demoiselle”, cujo desenho serviria de modelo a todos os projetistas que se seguiram. Tudo era obra de Dumont, inclusive o motor.
No dia 8 de dezembro de 1914, ao ver seu invento ser usado para bombardear cidades durante a Primeira Guerra Mundial, Dumont se desiludiu. Sua tristeza aumentou quando o avião foi usado para fins militares durante a Revolução de 1932. Com esclerose múltipla e depressão, Santo Dumont se suicidou no Guarujá, em São Paulo.
Foto: Reprodução