Theatro Muncipal do Rio de Janeiro comemora 114 anos de história. Espaço cultural é um dos principais da América Latina
O Theatro Municipal do Rio foi inaugurado em 14 de julho de 1909 e é uma das principais casas de espetáculos do Brasil e da America Latina. Localizado na Cinelândia, no centro da cidade, o teatro é atualmente, segundo a Riotur, “a única instituição brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet”.
A casa de espetáculos foi inaugurada durante o mandado do prefeito Souza Aguiar, mas teve suas obras inicadas no governo anterior, de Pereira Passos. Na época de sua idealização, existia um desejo da criação de uma Companhia Teatral Estatal em meados do século XIX.
O ator e empresário João Caetano foi um grande apoiador do projeto. O dramaturgo e jornalista Arthur Azevedo se empenhou nos jornais para que o Theatro fosse construído, mas infelizmente morreu 9 messes antes da obra ser concluída.
A arquitetura final do teatro foi resultado da mistura de dois projetos que ficaram empatados: O projeto ‘Áquila’, do engenheiro Francisco de Oliveira, e o projeto ‘Isadora’, de Aberlt Guilbert, arquiteto frânces. Ambos projetos tinham como inspiração a Ópera de Paris.
O Municipal possui capacidade para 1.739 espectadores e passou por 4 grandes reformas e, desde a sua inauguração, recebe atrações internacionais, o que acabou o tornando um elemento fundamental na história cultural do estado do Rio.
Foto:Reprodupção/tourb.com.br