O mistério dos micróbios que vivem nos tumores

Nos últimos anos por meio de pesquisas, cientistas encontraram indícios da existência de micróbios em um lugar ainda mais surpreendente: os tumores. Eles conseguem abrigar algumas formas de vida, como fungos e bactérias.

Não se sabia qual era o papel que os micróbio desempenhavam nos tumores. Recentemente os cientistas desvendaram que os microorganismos ajudam as células cancerígenas a se desenvolverem ou apenas espectadores presos no tumor.

Uma pesquisa feita em uma universidade do Japão, analisou retrospectivamente pacientes com tumores avançados tratados apenas com quimioterápicos e outros que receberam antibióticos além da quimioterapia, na tentativa de prevenir ou tratar uma infecção existente e constataram que os pacientes que receberam os medicamentos tiveram mais edicácia no tratamento.

“Existem evidências crescentes de que micróbios específicos no intestino, pele e outros órgãos mucosos, bem como em tumores, podem promover o crescimento e a progressão do tumor ou, alternativamente, antagonizá-lo”, diz Douglas Hanahan, médico do Instituto Suíço Experimental para o Câncer em Lausanne, na Suíça.

 

Foto: Reprodução

Tagged: ,