Dente de Leão é uma planta medicinal que traz benefícios para a saúde
A planta dente de leão é considerada medicinal, sendo originária da Europa e da Ásia. Seu nome em latim é ‘Taraxacum’ e faz uma referência ao sabor amargo da planta. Ela costuma ser pequena e seu sabor é agridoce, porém suas folhas são amargas. Se consumida de forma adequada, pode trazer inúmeros benefício para a saúde.
Aqui estão alguns benefícios do consumo da planta:
- Melhora da digestão, auxiliando no alívio dos sintomas como gases e plenitude gástrica;
- Estímulo do apetite;
- Diurético: nos casos de inchaço provocado pela retenção de líquido, e em casos de diminuição da produção de urina;
- Protege o fígado.
Vale ressaltar que seu consumo possui algumas contraindicações. Para homens que estão em tratamento para a fertilidade, casos de gastrite, úlcera, cálculos biliares, colecistite aguda, obstrução dos ductos biliares e do trato intestinal, insuficiência renal, doenças hepáticas agudas ou severas, câncer de fígado, intestino irritável, icterícia por anemia hemolítica, diabetes e doenças cardíacas, devem evitar a ingestão da planta, além de sempre consultar um médico antes de consumir.
O curioso é que o dente de leão é considerado uma erva-daninha, ou seja, cresce com facilidade em qualquer lugar. Todas as suas partes podem ser consumidas. O mais comum é beber seu chá, mas também é possível acrescentar o ingrediente em algumas refeições para o dia a dia.
Foto: Reprodução