Segundo a ONU, mais de 21 milhões de brasileiros não têm garantia de um prato de comida diário. No mundo, são 900 milhões
O último levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que mais de 21 milhões de pessoas no Brasil não têm garantia a ter um prato de comida todos os dias. Os números ainda sinalizam um aumento dessa situação nos últimos três anos no país.
A pesquisa faz uma média do que aconteceu no mundo inteiro. O resultado foi de quase 900 milhões de habitantes no planeta, uma média de 11,3% da população mundial que enfrenta a insegurança alimentar grave. Isso é, em algum momento do ano, as pessoas ficam sem comida, passam fome, por um dia ou mais.
No Brasil, 70,3 milhões de brasileiros tiveram alguma dificuldade para se alimentar. 21 milhões enfrentam insegurança alimentar grave, passaram fome, quase 6 milhões a mais do que na última pesquisa.
“O mundo continua a produzir alimentos suficientes para alimentar toda a população mundial, mas as pessoas não têm acesso a esses alimentos porque elas não têm recursos financeiros, não têm dinheiro para comprar esses alimentos”, explica Daniel Balaban, diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU no Brasil.
De acordo com a ONU, a capacidade das pessoas de acessar dietas saudáveis piorou e o consumo de alimentos ultraprocessados aumentou. Isso explica pessoas que enfrentam fome e também obesidade.
Foto: Divulgação