Ciência  descobre que animais também sofrem com ansiedade

Normalmente, os sentimentos como alegria e tristeza são associado apenas aos humanos. Mas a ciência anda descobrindo que essa informação está errada. Especialistas determinaram que a nossa espécie não é a única a possuir as bases neurológicas que geram a consciência. 

Os caninos podem sentir a ansiedade. Ela é uma reação do organismo à situações problemáticas, tanto em humanos, quanto em animais. Ela surge quando o cão tem expectativa que algo ruim aconteça. Essa  expectativa aciona o sistema nervoso simpático, responsável por reações do organismo diante de situações perigosas. 

Em casos mais graves como  a ansiedade é patológica, os sintomas que se encontra são: contínuo estado de alerta, hiperatividade, lambedura excessiva, queda de pelo, problemas digestivos, uivos, tremores, gemidos, latidos em excesso, medo exagerado, agressividade e comportamentos destrutivos, que podem intensificar quando os cães ficam sozinhos. 

Após o diagnóstico feito por um veterinário, a terapia comportamental, conduzida por um etólogo, ou especialista em comportamento animal pode ser a chave, mas as vezes o uso de alguns medicamentos pode ser necessário.

 

Foto: Reprodução  

 

 

Tagged: , , ,