PIB pode crescer até 2,39% com a reforma tributária

Por Ana Flora Queiroz
Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que proposta da reforma tributária pode possibilitar um crescimento de 2,39% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro até 2032. A análise foi divulgada, nesta quinta-feira (06), durante o período de substituição do sistema antigo pelo novo. Caso a reforma seja aprovada, as simulações em todos os cenários evidenciam o crescimento do PIB.
A nota, feita pelo pesquisador do Ipea João Maria de Oliveira, traz uma sondagem com 68 setores de atividade econômica, para os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal e ainda compara com dez países com os quais o Brasil tem relação comercial. As simulações revelam que as mudanças na estrutura tributária geram crescimento econômico.
“As propostas de reforma promovem mudança estrutural em favor de setores com cadeia produtiva mais longa, com maior efeito multiplicador e, consequentemente, com maior produtividade. Assim, além de promover crescimento econômico, a reforma alinha a economia brasileira para crescer ainda mais”, ressaltou o João de Oliveira, em nota.
O pesquisador vê, de maneira otimista, o atual cenário. Ressaltou que acredita em um consenso seja possível e que vai permitirá ao Brasil um estado avançado no crescimento econômico.
Foto: Wikicommons