Paulo André vence os 100m no Troféu Brasil, Cuiabá

Paulo André, 24, venceu, nesta quinta-feira (06), a prova dos 100m rasos no Troféu Brasil, que está sendo disputado na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. O atleta retornou as pistas nesta temporada e garantiu o 1º lugar na competição. O ex-BBB ficou afastado das pistas depois da sua participação no reality da Rede Globo, mas voltou em grande estilo. Após ser desclassificado nas eliminatórias por queimar a largada, o clube do atleta entrou com recurso alegando que ele foi induzido ao erro pela infração de outro atleta.

O esportista foi qualificado pela organização do torneio e conseguiu seguir na competição. Já na semifinal, PA bateu a marca de 9s99 e a expectativa ficou para a grande final. Apesar de não baixar dos 10s na prova final, o corredor garantiu o lugar mais alto do pódio com o tempo de 10s15. Para completar o pódio, em segundo lugar ficou Rodrigo do Nascimento, com 10s17, e em terceiro Felipe Bardi, com 10s20.

PA tinha uma meta para este ano: participar do Mundial da categoria, em agosto, em Budapeste. Para isso, ele precisaria ganhar o Troféu Brasil 2023. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) impõe critérios para a convocação de atletas para a competição, que inclui o campeão do torneio de Cuiabá nos 100m, quem alcança o índice na prova em que ele se tornou campeão ou nos 200m, além dos melhores colocados no ranking brasileiro. Hoje os três primeiros são Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi e Erik Cardoso.

No feminino, Lorraine Martins garantiu o 1º lugar disputando com outras três colegas de clube. As atletas do Pinheiros garantiram os quatro primeiros lugares da prova. Lorraine fez 11s16, melhor marca do país em 2023, Vitória Rosa marcou 11s24, Ana Carolina Azevedo ficou com 11s25 e Gabriela Mourão 11s44. As corredoras devem ser convocadas para o Sul-Americano na prova de revezamento 4x100m, visto que as mesmas são as líderes do ranking nacional, na mesma ordem. Para garantirem a participação brasileira no Mundial, as meninas precisam baixar seu tempo no competição em São Paulo para conseguirem chegar a 16ª posição, já que hoje se encontram em 19º.

Com o resultado, Paulo André se habilita para disputar o Campeonato Sul-Americano, que acontece na última semana de julho, em São Paulo. Além disso, o campeão de cada prova do Troféu Brasil 2023 se classifica para o Mundial, além do líder do ranking nacional também garante vaga, que acontece de 19 a 27 de agosto em Budapeste, na Hungria.

 

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Tagged: , , , ,