Brasil registra primeiro caso de influenza aviária em aves domésticas

O Brasil registrou a primeira ocorrência do vírus da influenza aviária em aves domésticas. O caso ocorreu em uma criação de subsistências localizada no quintal de uma casa na cidade da Serra, Espírito Santo. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), havia no local criação de pato, gansos, marreco e galinha.  

“Esse é o primeiro foco detectado em aves domésticas em criação de subsistência desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio. É importante ressaltar que a ocorrência do foco confirmado em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”, informou, em nota, o ministério. 

Segundo as autoridades, medidas sanitárias já estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Além disso, estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região relacionada ao foco.  

 

 

Foto: Reprodução  

Tagged: , ,