Ciclone extratropical atinge cidades do sul do país e causa alagamentos
Meterologistas já indicavam a chegada de um ciclone extratropical para o mês de junho no litoral do sul do país. Com a chegada do fenômeno, ontem (15), cidades de SC e do RS foram atingidas por forte chuva, que causam inúmeros alagamentos.
Algumas cidades tiveram o acúmulo de 200 milímetros e a sexta-feira (16) promete mais e com possibilidade de alagamentos, principalmente nas regiões mais atingidas. Com o alto volume de chuva, as cidades podem ter um acumulado de 100 milímetros ou mais, além de ventos de 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet). Mas a chuva pode diminuir na parte da tarde de hoje.
“Eu vou pedir a todos assim, ó, saiam das suas casas! Está enchendo! Não passa mais. No centro de Maquiné, a gente não está conseguindo sair de caminhão, não conseguimos chegar. O centro da cidade está tomado de água. O centro da cidade nunca esteve assim, pelo menos na história recente. A previsão se confirmou”, alertou João Marcos Bassani, prefeito de Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Ontem (15), a maior concentração foi na região de Porto Alegre, litoral norte e serra gaúcha, além da serra e do litoral sul de Santa Catarina. Com o volume de chuva registrado ontem, em muitas áreas foi superado a média histórica para a região nessa época do ano, segundo os cálculos do Inmet para o período de 1991 a 2022.
Foto: Reprodução/Terra