Nilla Fischer, jogadora da seleção da Suécia de futebol, diz que atletas tiveram que expor genitais para jogar Copa do Mundo

A zagueira sueca, Nilla Fischer, que atualmente joga pelo Linköpings FC, revelou, em sua autobiografia, que as jogadoras da Seleção Feminina de Futebol da Suécia foram obrigadas a se depilar e mostrar suas partes íntimas para um médico homem para terem a permissão de jogar a Copa do Mundo de 2011, na Alemanha. 

O “teste de gênero” foi feito por causa de uma suspeita da FIFA de que algumas seleções planejavam levar, ao torneio na Alemanha, homens disfarçados de mulheres. Em virtude do risco, a entidade pediu que a organização das seleções participantes do sorteio realizasse as investigações. Porém, a FIFA não definiu como deveria acontecer essas investigações, ou seja, a aplicação do exame visual foi uma escolha da Associação Sueca de Futebol.

“Há outras formas de fazer esse teste. Deveríamos ter nos recusado a participar? Talvez. Mas ninguém queria colocar em risco a oportunidade de disputar um Mundial. Só tínhamos que fazer essa merda, por mais humilhante que fosse.”, disse Nilla Fischer ao jornal sueco “Aftonbladet”.

Nilla Fischer

“A Fifa não tomou essa decisão para prejudicar alguém. Pelo contrário, o mundo do esporte adota medidas como essa para levar a justiça às meninas que treinaram duro a vida toda e não permitir que elas percam para alguém que possui uma vantagem incalculável.”explicou Mats Börjesson, médico da Suécia na Copa de 2011

 

Foto: Daniel Roland/ AFP

Tagged: , , ,