Baby Blues: conheça o transtorno emocional que atinge diversas mulheres no pós-parto
O Baby Blue não é tão grave quanto a depressão pós-parto, além de costumar passar em poucas semanas. Nesses casos, é normal sentir uma enorme angústia apenas alguns dias após de dar à luz.
Pode ser classificada como tristeza pós-parto, ou seja, uma alteração de humor que ocorre por volta do terceiro dia pós-parto. Sua duração é de duas a três semanas e costuma regredir espontaneamente, como explica a psicóloga perinatal Jasmín Mirelman.
Os principais sintomas são tristeza, irritabilidade, instabilidade emocional e choro fácil. E também pode ser acompanhada de insônia, ansiedade e hipersensibilidade. Especialistas afirmam que cerca de 85% das mulheres “experimentam” tristeza pós-parto, em comparação de 10% a 20% que sofrem de depressão pós-parto.
Existem alguns fatores que podem tornar a mãe mais propensa a desenvolver o Baby Blues, como, por exemplo, mulheres que já tiveram depressão, alteração de humor ou até mesmo uma gestação mais turbulenta.
Normalmente não é necessário tratamento, mas deve ser informar ao médico tudo o que venha a sentir. Se persistir por mais de três semanas, é aconselhável procurar ajuda profissional.
Foto: reprodução