Prefeitura do Rio inaugura programa para preservação e recuperação de mangues da cidade

Por Maria Fernanda Marques

A Prefeitura lançou nesta segunda-feira (05), por meio da Secretaria de Ambiente e Clima, o programa ‘Guardiões dos Mangues’. O projeto visa recuperar e cuidar da manutenção dos mangues da cidade e o contará com a participação dos moradores locais que colherão frutos do programa. 

O evento de lançamento da iniciativa contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e da secretária do Ambiente e Clima Tainá de Paula e aconteceu no mangue da Lagoa Rodrigo de Freitas.   

São oito áreas de mangues no município do Rio: Enseada da Baía de Guanabara, margens das lagoas da Barra da Tijuca, Praia da Brisa, ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, Reserva Biológica de Guaratiba, Restinga da Marambaia, além da foz dos Canais de São Fernando e Guandu, em Santa Cruz. 

 O programa haverá 10 frentes de trabalho, com quatro pessoas em cada uma delas. Os encarregados terão direito a uma bolsa auxílio de R$1.250 mensais e os demais guardiões receberão R$ 1.000. Todos os envolvidos serão responsáveis pela administração de cada uma dessas frentes de trabalho. A iniciativa comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

 

Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio