Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, se reúne com Lula no Palácio Itamaraty

Por Lucas Holanda

Nicolás Maduro se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um encontro restrito, além da cúpula dos países sul-americanos. O mandatário brasileiro reconhece o venezuelano como governante do país vizinho e diz ser contra as sanções impostas para a Venezuela.  

Lula reconheceu Maduro como presidente da Venezuela, algo que outros países, incluindo o Brasil durante o governo Bolsonaro, não reconheceram. “Achava a coisa mais absurda do mundo, para as pessoas que defendem democracia, negarem que você era presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo. E o cidadão que foi eleito para ser deputado ser reconhecido como presidente”, afirmou Lula, ao se referir a Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente em 2019.  

O presidente Lula também criticou as sanções impostas contra a Venezuela. “É inexplicável um país ter 900 sanções porque outro país não gosta dele. Acho que está nas suas mãos, companheiro [Maduro], construir a sua narrativa e virar esse jogo para a Venezuela voltar a ser um povo soberano”. O brasileiro reiterou que quem fez isso com a Venezuela terá de pedir desculpas pelos estragos feitos por lá. 

 

Foto: Reprodução Twitter/Nicolás Maduro